Maurício Lara lança ‘O Porco’, seu quarto romance, nesta quinta 24/11

0
44

O dono de um frigorífico, Rosalvo Macieira, que se intitula exterminador de porcos, divide-se entre Deus e o diabo, lida com a vida e a morte, na desesperada busca por uma resposta e uma solução que nunca encontra. Este é o enredo do romance “O Porco”, que o jornalista Maurício Lara lança nesta quinta-feira 24/11, a partir das 18h30, no Espaço Cultural Casa do Jornalista.

Com a publicação do seu quarto romance e sétimo livro, que sai numa edição bem cuidada da Editora Ramalhete, de Belo Horizonte, Maurício Lara firma-se como ficcionista, além de autor prolífico. Seu primeiro romance foi “Em Nome do Bem”, publicado em 2005. Dez anos depois, vieram outros dois: “Ruas dos Expedicionários, 14” e “O Filho do Corrupto”. Os outros três livros tratam de temas diversos: “Campanha de Rua”, sobre a cobertura da eleição presidencial de 1989; “Com todas as letras”, sobre o estigma do câncer, e “As Sete Portas da Comunicação Pública”, sobre os desafios da assessoria de imprensa.

Em “O Porco”, o autor demonstra domínio da narrativa e produz um suspense que nos conduz até as últimas páginas com curiosidade. A história, de 185 páginas, é contada em capítulos curtos, por dois narradores paralelos e complementares. Como eixo, a vida de um empresário bem-sucedido, um trecho da Bíblia, o conflito entre o bem e o mal. O resultado é uma história policial sem polícia, com crimes cujos autores são conhecidos, mas ainda assim o mistério persiste: falta o motivo, do qual o leitor pode apenas suspeitar. Fiel ao seu passado de jornalista, Maurício Lara escala um repórter policial como responsável pela investigação que leva ao desfecho. Uma das características da obra é criar, por meio da repetição, imagens que ficam na lembrança do leitor, como o transbordamento do rio e o número quatro na fachada da casa.

Diretor do Instituto Ver Pesquisa e Estratégia, Maurício Lara começou sua carreira como repórter. Foi colunista, produtor e editor em jornais, rádio e televisão e em assessorias de comunicação. Durante 15 anos foi professor do curso de Jornalismo da PUC Minas.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Porco”, de Maurício Lara

Data: 24/11/16, quinta-feira

Horário: 18h30

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

[21/11/16]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here