Redução salarial: juiz não homologa acordos de indenização propostos pelos Associados

0
41

Em audiência na Justiça do Trabalho nesta terça-feira 25/10 sobre a redução salarial ilegal dos Diários Associados, o juiz João Alberto de Almeida informou que não vai homologar os acordos de indenização propostos pelo grupo aos jornalistas antes do julgamento final da ação. Ao todo, a empresa apresentou, até ontem, 16 acordos de indenização assinados por trabalhadores da TV Alterosa e do jornal Estado de Minas. Também afirmou que pretende decidir sobre o assunto ainda este ano.

Durante a audiência, que contou com a presença da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Sônia Toledo, ficou agendada uma reunião para 11 de novembro, na sede do MPT,  para uma tentativa de conciliação, na qual serão discutidas as premissas para o acordo de redução (estabilidade, escalonamento, indenização e tratamento diferenciado para os casos especiais) aprovadas  em assembleia pelos jornalistas e trabalhadores da administração, mas ignoradas  pelo grupo.

Na audiência de ontem foram tomados os depoimentos do advogado e condômino Joaquim de Freitas e da repórter do Estado de Minas e presidenta em exercício do Sindicato dos Jornalistas Alessandra Mello. A próxima audiência foi marcada para o dia 14 de dezembro. Nela deverão ser ouvidas três testemunhas de cada uma das partes. Caso não haja acordo, deve haver sentença.

O grupo também assumiu o compromisso perante o MPT de entabular negociações diretamente com o Sindicato e não com os editores, como vem ocorrendo.

O Sindicato orienta mais uma vez os trabalhadores a não assinar acordos desvantajosos de qualquer natureza antes do julgamento da ação em primeira instância, o que deve ocorrer ainda este ano.

26/10/16

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here