FNDC propõe a candidatos compromisso com a democratização da comunicação municipal

O Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-MG) está convidando os candidatos às eleições majoritárias e legislativas dos municípios mineiros a se comprometerem com duas propostas que, implementadas, representarão grande avanço para a democratização da comunicação em âmbito municipal: o Canal da Cidadania e o Conselho Municipal de Comunicação Social.

O Canal da Cidadania é composto de quatro faixas de TV digital no âmbito do município e é garantido pela Portaria 489/2012 do Ministério das Comunicações. Duas faixas podem ser ocupadas com programação do poder público e outras duas pela sociedade civil. A gestão do Canal é de responsabilidade de um conselho local, com representação sociocultural e de gênero, formado para esse fim. Para viabilizar a produção local, a prefeitura deve instalar centros de produção audiovisual para as plataformas TV, rádio e web, com estrutura técnica adequada para uso compartilhado pelo poder público e pelas comunidades locais.

O Conselho Municipal de Comunicação Social é um órgão de caráter deliberativo, com composição majoritária da sociedade civil, cuja atribuição será a de elaborar, aprovar e monitorar a implementação de políticas municipais de comunicação e informação públicas.

A adesão dos candidatos à plataforma do FNDC é feita mediante o preenchimento de um formulário que se encontra disponível neste endereço: https://goo.gl/forms/a5FnBstP7bJJfdkE3. A plataforma completa do FNDC para a democratização da comunicação em âmbito municipal está disponível aqui. A carta que está sendo encaminhada aos candidatos pode ser obtida clicando aqui.

O FNDC-MG é formado por mais de 60 entidades, sindicatos e movimentos sociais. Veja a página do FNDC no Facebook: facebook.com/FNDCMG.

 

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *