Nota Oficial: Sindicato repudia mais uma violência da PM contra jornalista

0
48

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar veementemente mais uma ação arbitrária e ilegal da Polícia Militar de Minas Gerais contra o trabalho dos jornalistas, que desta vez atingiu a repórter Verônica Pimenta, da Rádio Inconfidência.

Verônica foi detida e conduzida a uma delegacia por policiais militares quando cobria o despejo de moradores das ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira, na região de Venda Nova, na manhã desta segunda-feira 20/6/16. Não foi um ato isolado, ele se soma a outras ações arbitrárias e violentas cometidas contra os jornalistas nos últimos meses.

No dia 29 de dezembro de 2015, os jornalistas da TV Alterosa que paralisavam o trabalho foram surpreendidos pela presença intimidadora de mais de 100 policiais da Tropa de Choque da PM na porta da emissora. No dia 12 de agosto de 2015, jornalistas foram atingidos por balas de borracha e gás de pimenta quando cobriam manifestação de estudantes pelo passe livre no centro de Belo Horizonte. Durante as manifestações populares da Copa do Mundo, vários episódios semelhantes já haviam ocorrido.

O Sindicato tem sistematicamente denunciado essas ações ilegais e agido junto às autoridades para que elas sejam punidas e não se repitam. Nenhum resultado no entanto foi obtido até hoje, o que mostra que estamos diante de uma PM fora de controle, que conserva ainda métodos da época da ditadura. Uma polícia que precisa ser desmilitarizada para obedecer ao comando do governo civil e se integrar definitivamente à democracia.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here