Justiça manda Hoje em Dia reintegrar gráfico dispensado

0
47

A Justiça do Trabalho determinou a reintegração do gráfico Arquimedes Querino Pio aos quadros da Ediminas S.A., empresa que publica o jornal Hoje em Dia. Arquimedes é diretor do Sindicato dos Gráficos e foi arbitrariamente dispensado em dezembro de 2015. Ele trabalha no jornal há mais de 20 anos.

A sentença foi dada na segunda-feira 20/6, em ação movida pelo Sindicato, e deu prazo de 48 horas ao jornal para a reintegração do seu empregado. O juiz considerou que o direito de liberdade sindical foi violado. A Ediminas alegou ter encerrado as atividades do seu parque gráfico, mas o fato não foi considerado justificativa para demitir um dirigente sindical. O Sindicato argumentou ainda que a empresa continua em atividade e que terceirizou uma parte dos serviços para aumentar lucros.

Arquimedes está sem receber salário desde janeiro deste ano, enfrentando dificuldades financeiras, ajudado por vizinhos, colegas e pelo Sindicato. Ao todo, o Hoje em Dia dispensou cerca de 70 gráficos. O não pagamento das rescisões levou os trabalhadores a realizar uma série de protestos, em janeiro, inclusive ocupando a sede da empresa.

 

(Informações e imagem do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here