Zeca Freitas lança ‘Canção Silenciosa’, seu primeiro livro de contos, nesta sexta 20/5

Jornalista, sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Comunicação e Cultura, além de analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Ananias Zeca de Freitas estreia como ficcionista. “Canção Silenciosa”, sua primeira obra literária, será lançada nesta sexta-feira, 20 de maio, às 19h, no restaurante La Traviata (Avenida Cristovão Colombo, 282, Savassi).

São 25 contos sobre personagens urbanos, crianças e jovens, adultos e idosos, invisíveis para os cidadãos comuns e nos quais ecoa uma nostalgia de ambientes rurais que pertencem ao passado. O livro sai pela Outubro Edições, da jornalista e escritora Clara Arreguy, autora das linhas seguintes.

“Conheço o Zeca há mais de trinta anos, e nesse período temos compartilhado algumas das nossas maiores paixões: a política, a literatura, a comunicação, a sociologia. Lendo os contos de Canção silenciosa, sua primeira incursão na produção literária própria, percebo que nossas afinidades vão ainda mais fundo. Afinal, o que suas narrativas trazem, sobretudo, é interesse do autor por gente. Por povo. Por boas histórias.

“Quando o Zeca começou a escrever esses contos, eles se agrupavam sob o manto de ‘fragmentos do cotidiano’. Um denominador comum dado pelo olhar do sociólogo que é também jornalista, observador da realidade da cidade grande. Que enxerga o humano engendrado pelo ambiente urbano corrompido, corroído, aviltado, na maior parte das vezes.

“’Canção Silenciosa’, porém, avança para além da análise ou do mero registro, ao jogar poesia sobre esses pequenos grandes personagens, essas situações do dia a dia que em geral passam despercebidas pela pressa de quem olha e não vê. A alma da história está ali, meio escondida, tentando se fazer invisível, mas gritando para quem tiver sensibilidade.

“O Zeca é um desses leitores sensíveis de seu tempo, seu ambiente, sua cidade. Um escritor capaz de ver e ouvir, e de não deixar calar a canção silenciosa.”

O autor

Ananias José de Freitas, o Zeca Freitas, nasceu em Itaguara/MG, em 1961. Atuou no Movimento Estudantil no final dos anos 1970 e começo dos 1980 e foi presidente do DCE UFMG. É graduado em Sociologia e em Jornalismo, tem mestrado em Ciência Política e doutorado em Comunicação e Cultura. Foi professor da PUC Minas por mais de duas décadas e assessor de entidades sindicais de trabalhadores. Foi também assessor de Comunicação e assessor especial da PBH, onde é concursado e trabalha como analista de Políticas Públicas. Possui diversas publicações nas áreas acadêmica e profissional. “Canção do Silêncio” é sua primeira obra de ficção.

A editora

A Outubro Edições foi fundada no começo dos anos 2000 para abrir espaço para publicações independentes. Além das obras da editora Clara Arreguy – “Catraca Inoperante”, crônicas; “Rádio Beatles” e “Siga as setas amarelas – de bicicleta no Caminho de Compostela”, romances; “Cheio de Graça – uma biografia de José Henriques Maia”, biografia – publica outros autores, entre eles Túlio Romano (“De Propósito”, poemas); José Henriques Maia (“Coração Menino”, poemas, e “Dois Dedos de Prosa”, crônicas) e Irlam Rocha Lima (“Minha Trilha Sonora – 40 anos de jornalismo cultural”).

SERVIÇO

Lançamento do livro “Canção Silenciosa”, de Ananias Zeca de Freitas

Dia: 20/5/16, sexta-feira, às 19h

Local: La Traviata (Avenida Cristovão Colombo, 282, Savassi, Belo Horizonte)

Editora: Edições Outubro, 103 páginas.

Preço: R$ 30

Facebook: bit.ly/1T3BeYN

www.facebook.com/outubro.edicoes/

Informações para a imprensa: V5 Comunicação, Jussara Vieira – (31) 9-7504-4330 e 2555-9968, comunicacao@variavel5.com.br

 

Veja também

Feira do Vinil reabre dia 14/11 na Casa do Jornalista

A Feira do Vinil completa 13 anos de casa nova. A partir de novembro, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *