Sindicato entrega com festa o 9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público

0
55

Os jornalistas vencedores do 9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público receberam seus prêmios durante a festa que encerrou o 14º Congresso dos Jornalistas de Minas Gerais, na noite de sábado 30/4. Foram 16 vencedores, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, em seis categorias: Impresso, Fotografia, Rádio, Televisão, Internet e Estudante.

Márcia Helena Soares Bueno, na categoria Rádio, e Daniel Augusto Resende Camargos, na categoria Impresso, foram premiados duas vezes. Márcia ganhou o primeiro e o terceiro lugares, com as reportagens “Machismo (re)velado” e “Eu quero meus filhos”, veiculadas na Rádio Inconfidência. Daniel ganhou o primeiro e o terceiro lugares com reportagens veiculadas no jornal Estado de Minas: “Morte e vida Rayline” e “Vozes de Mariana” – esta em parceria com Márcia Maria Cruz e Pedro Rocha Franco.

Mais uma vez o Prêmio Délio Rocha demonstrou que quem faz diferença no jornalismo são os jornalistas. “O prêmio é muito importante para valorizar os jornalistas neste momento tão difícil da profissão. Os trabalhos mostram a qualidade dos jornalistas mineiros e que o jornalismo continua sendo fundamental para a sociedade. Na verdade, ele nunca foi tão necessário”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, na abertura da solenidade de premiação.

O Prêmio é concedido anualmente pelo Sindicato e homenageia no nome o jornalista e sindicalista Délio Rocha, falecido em 2008. Dificuldades conjunturais impediram que a premiação ocorresse em dezembro de 2015, como acontece todos os anos, mas em 2016 o prêmio voltará a ser entregue na data tradicional, informou Kerison. O 9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público foi patrocinado pela CUT MG e pela Cemig.

A seguir os jornalistas e trabalhos premiados.

Impresso

1º lugar: Daniel Augusto Resende Camargos – “Morte e vida Rayline”, e jornal Estado de Minas.

2º lugar: João Renato Amaral de Faria – “Um adeus ao Rio Doce”, jornal O Tempo.

3º lugar: Daniel Augusto Resende Camargos, Márcia Maria Cruz e Pedro Rocha Franco – “Vozes de Mariana”, jornal Estado de Minas.

Fotografia

1º lugar: Euler Cássia Souza Júnior – “À procura de Tiago”, jornal Estado de Minas.

2º lugar: Marcelo Prates – “Defesa Civil emite novo alerta para chuva com ventos na capital e Grande BH”, jornal Hoje em Dia.

3º lugar: Túlio Sávio Cardoso Santos – “Lente sobre as ruínas”, jornal Estado de Minas.

Rádio

1º lugar: Márcia Helena Soares Bueno – “Machismo (re)velado”, rádio Inconfidência.

2º lugar: Edilene Lopes do Nascimento – “Um mês após tragédia, Itatiaia faz retrospectiva e fala sobre futuro de Mariana”, rádio Itatiaia.

3º lugar: Márcia Helena Soares Bueno – “Eu quero meus filhos”, rádio Inconfidência.

Televisão

1º lugar: Denilson Gonçalves Cajazeiro e equipe – “Cultura negra”, Rede Minas.

2º lugar: Sid Marcus Moreira de Souza Filho – “Pele vermelha”, SBT.

3º lugar: Saulo Esllen Martins da Cruz e equipe – “Liberdade religiosa”, Rede Minas.

Internet

1º lugar: Alice Martins da Costa Maciel – “A arte de ignorar a natureza”, Agência Pública.

2º lugar: Flávia Cristine do Carmo Cajazeiro – “Desastre em Mariana, um mês da maior tragédia ambiental do país”, portal G1 MG.

3º lugar: Mateus Parreiras de Freitas – “Terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica”, portal Estado de Minas.

Estudante

1º lugar: Mariana Campolina Durães e Bárbara Souto Faria Gonzaga – “Vidas que ninguém vê. Moradores de rua e a invisibilidade”, jornal Marco, PUC Minas.

2º lugar: Maria Clara Gonçalves Souza – “Mamãe e mamãe”, revista Ponto e Vírgula, Fumec.

3º lugar: Amanda Magalhães – “Muros invisíveis”, revista Ponto e Vírgula, Fumec.

 

Acima, na foto de Alexandre Carvalho, os vencedores do terceiro lugar na categoria Impresso: Márcia Cruz, Daniel Camargos e Pedro Franco – ladeados pela vice-presidente do Sindicato, Alessandra Mello, e pela presidente da CUT MG, Beatriz Cerqueira, da esquerda para a direita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here