Nota em repúdio à intimidação contra repórter da Itatiaia

1
88

No dia 18 de março, a manifestação dos movimentos sociais pela democracia em Belo Horizonte contou com um episódio lamentável de intimidação a um trabalhador de imprensa e afronta à liberdade de expressão. Apesar de configurar um caso isolado, a hostilidade física ao repórter Renato Rios Neto, da Rádio Itatiaia, é absolutamente repudiável do ponto de vista dos direitos humanos e das garantias constitucionais ao exercício da imprensa livre, um dos pilares do estado democrático de direito.

Nos últimos anos e em especial neste turbulento início de 2016, a postura editorial de alguns veículos da chamada grande imprensa brasileira tem sido questionada por grupos diversos da sociedade civil, o que é absolutamente legítimo e saudável para a construção de uma nova mídia democrática, imparcial e responsável no país. No entanto, tais críticas não podem, em hipótese alguma, violar o espaço do corpo dos repórteres em campo, tampouco intimidá-los com agressões verbais à sua pessoa ou o impedimento de que ocupem quaisquer espaços para o seu trabalho.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais atuou prontamente frente a hostilização do repórter da Rádio Itatiaia, por meio de um dos seus diretores. Assim também agiu a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais a partir da sua presidenta, Beatriz Cerqueira. É absolutamente inaceitável que jornalistas sofram ataques pessoais em qualquer espaço de manifestação e principalmente em atos de defesa exatamente da classe trabalhadora e de seus direitos.

O Sindicato tem buscado orientar a sociedade civil nesse sentido, como foi feito pelo presidente da entidade na própria Rádio Itatiaia, no dia de ontem, em espaço cedido pelo radialista Eduardo Costa. Diretores do sindicato seguirão comparecendo a eventuais manifestações políticas nos próximos dias para garantir o trabalho da imprensa e promover a liberdade de expressão.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

1 COMMENT

  1. Inacreditável que em pleno século XXI, nos deparemos um acontecimento retrógrado, nos mostrando o fantasma de um retrocesso inaceitável! Total repúdio aos que tentam calar a imprensa, seja ela de qualquer veículo, de qualquer lugar de nosso país! Liberdade de imprensa é uma conquista e jamais aceitaremos ser amordaçados em porões de falsos democratas. Viva a imprensa brasileira!

    Marcio Cotta – Estudante de Jornalismo – UniBH

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here