Jornalistas informam população sobre calote dos Diários Associados

Entre as notícias que circulam na imprensa mineira nesta semana, não consta uma das principais mobilizações de trabalhadores atualmente no estado. Também não consta o calote dos empregadores responsáveis no caso. Por que não? Porque a empresa envolvida é os Diários Associados, que não pagaram o 13º dos profissionais do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa e vêm descumprindo gravemente uma série de determinações trabalhistas ao longo do último período. Jornalistas e outras categorias dos dois veículos iniciaram uma série de paralisações no final de dezembro.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tenta furar a blindagem dos donos da imprensa local e noticiar essa situação para a população percorrendo os principais pontos da capital Belo Horizonte com carro de som e panfletagem. Foi essa a movimentação nos últimos dias 5 e 6 (terça e quarta) na Praça da Savassi e que se estenderá para outros pontos de grande movimentação na cidade. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes, a receptividade da população tem sido positiva.

“Cada vez mais pessoas estão sabendo do que está acontecendo nesses dois veículos e demonstram solidariedade com aqueles que têm a tarefa fundamental de produzir notícias e permitir a livre circulação de informação na sociedade. Estamos pedindo para que os cidadãos acessem as redes sociais e os canais de contato da empresa e deixem sua cobrança”, disse Kerison. Ele também repudia a arbitrariedade da direção dos veículos que, além de não apresentar a situação com transparência para os trabalhadores, chegou a acionar um grande contingente de policiais militares para reprimir o movimento no dia 29 de dezembro, em frente à TV Alterosa.

Em cooperação com os sindicatos dos radialistas, trabalhadores gráficos e administrativos, o Sindicato dos Jornalistas está dando apoio aos trabalhadores da empresa nas cidades do interior de Minas e também conhecendo a situação de trabalho em outros veículos dos Diários Associados em grandes praças como Brasília e Rio de Janeiro. Os profissionais da empresa preparam para a próxima segunda-feira 11/1 um dia nacional de mobilização.

 

Veja também

SJPMG e Fenaj repudiam agressões a repórter da TV Integração em Prata (MG)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *