Diários Associados: sindicato do DF cobra transparência sobre situação financeira

0
40

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF oficiou o Correio Braziliense cobrando uma reunião entre a direção, os jornalistas e a entidade para que haja uma apresentação da real situação financeira da empresa aos trabalhadores. O pleito foi colocado por empregados em assembleia realizada na semana passada.

A empresa sinalizou disposição em realizar a reunião, mas alegou que o diretor financeiro bem como outro responsável pela área estão em férias. Com o ofício, o SJPDF quer o agendamento da reunião o mais rapidamente possível. “O Correio tem que ser transparente com seus trabalhadores. Temos visto a situação dos Diários em outras praças. Em Minas os colegas do Estado de Minas e da TV Alterosa estão realizando paralisações em razão de atrasos e falta de pagamento do 13o. Não podemos passar por isso aqui no DF”, afirma Wanderlei Pozzembom, coordenador-geral do Sindicato.

Comissão de crise

No ofício, a diretoria do SJPDF também cobra retorno da empresa sobre a reivindicação dos trabalhadores de criar uma “comissão de crise” com representação de repórteres, editores e da área administrativa do grupo Diários Associados, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas, para ter acesso a informações sobre a situação financeira e sobre eventuais medidas e mudanças no jornal.

A empresa não respondeu ao pleito. Apenas se limitou a dizer que estabeleceria um canal de diálogo com os trabalhadores sobre o tema. “A ideia de uma comissão de crise, trazida ao sindicato por trabalhadores, é fundamental para que não paire no jornal um clima de insegurança frente à situação de dificuldade financeira do jornal. Se o Correio não demonstrar disposição real para esse diálogo, teremos que buscar outras formas de viabilizar esse acompanhamento”, diz Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF.

(Publicado no saite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal em 20/1/16.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here