Noite de homenagens aos jornalistas na Câmara Municipal de BH

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais foi homenageado na última quinta, 10/12, pelos seus 70 anos, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A iniciativa do vereador Adriano Ventura (PT) teve como proposta destacar a importância da instituição para a classe de jornalistas. “O Sindicato luta, incessantemente, pela liberdade de expressão e direitos da nossa categoria de jornalistas. Quando pensamos em sua história nos vem a mente quantas vidas passaram pela instituição, semearam esperança e sofreram com as limitações impostas pelo mercado. O jornalista ainda sofre com a falta de valorização. O Sindicato tem essa missão de defender a categoria e seus direitos. Tenho a satisfação de ser jornalista, de lutar ao máximo pela transparência de informações e pela dignidade da nossa profissão. Vamos celebrar esses 70 anos e muitos outros”, disse Ventura.

O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, participou da solenidade e destacou a importância da profissão para a democracia do país. “Esta homenagem é muito significativa para a imprensa mineira e seus profissionais, pois reconhece a importância de Minas para o nosso país. O direito a informação é uma das bases para a democracia e os jornalistas são os principais responsáveis por sustentá-lo e assegurá-lo. Esses profissionais têm um compromisso fundamental de disseminar a informação, nas mais diferentes áreas. É a partir do volume de informações repassadas que a sociedade é capaz de construir suas opiniões e defender seus ideais”, explicou Rossetto.

Durante a cerimônia, foram destacados fatos importantes da história do sindicato. Além do atual presidente, Kerison Lopes, foram homenageados os ex-presidentes da instituição. Dentre os convidados, estiveram profissionais de diferentes veículos, vereadores e a deputada federal Jô Moraes.

“Achei muito importante este encontro. Tivemos a presença do ministro Miguel Rossetto, que nos prestigiou e destacou a importância da categoria. Reunimos aqui diferentes gerações do jornalismo, alguns profissionais mais experientes e outros da nova geração. A bela iniciativa foi do vereador Adriano, que também é jornalista, já foi diretor do sindicato e nos representa muito bem aqui. O evento saudou os 70 anos de luta pela democracia e reforça que estamos dispostos a continuar nesta empreitada”, destacou Kerison.

 

(Publicado no saite do vereador Adriano Ventura. Foto: Divulgação CMBH.))

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *