Venício Lima lança em BH coletânea de ensaios sobre comunicação e política

O jornalista e sociólogo Venício Artur de Lima lança na próxima quinta-feira 8/10 em Belo Horizonte o livro “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)”. O livro, que reúne ensaios escritos ao longo dos últimos 35 anos, celebra os 70 anos do autor, um dos mais importantes pensadores sobre a comunicação no país.

O lançamento será no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas, numa realização conjunta da Escola do Legislativo e do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás). Ele faz parte da programação “Pensando em Minas” e terá debate gravado pela TV Assembleia, com participação aberta ao público.

O livro contém vinte ensaios organizados em torno de dois autores – Paulo Freire e Stuart Hall – e três temas – políticas públicas de comunicação, mídia e política e liberdade de expressão. O título é uma referência ao sermão da Visitação de Nossa Senhora do padre Antonio Vieira, de 1640, que diz: “O pior acidente que teve o Brasil em sua enfermidade foi o tolher-se-lhe a fala…” Para Venício Lima, a cultura do silêncio é um conceito de Paulo Freire, que “caracteriza a sociedade a que se nega a comunicação e o diálogo e, em seu lugar, se lhe oferecem ‘comunicados’, vale dizer, é o ambiente do tolhimento da voz e da ausência de comunicação, da incomunicabilidade”.

O autor

Venício Lima tem mestrado e doutorado na University of Illinois e pós-doutorado pela University of Illinois e pela University of Miami-Ohio. Foi professor titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília. Foi professor visitante nas universidades de Illinois e Miami-Ohio, nos Estados Unidos e na La Habana, Cuba. Coordenou a pós-graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e foi pesquisador visitante da UFMG. Atualmente, é colaborador do Observatório da Imprensa, do portal Carta Maior, da revista Teoria e Debate e pesquisador do Centro de Estudos Republicanos da UFMG.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)”, de Venício Artur de Lima

Data: 8/10/15, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *