Venício Lima lança em BH coletânea de ensaios sobre comunicação e política

0
54

O jornalista e sociólogo Venício Artur de Lima lança na próxima quinta-feira 8/10 em Belo Horizonte o livro “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)”. O livro, que reúne ensaios escritos ao longo dos últimos 35 anos, celebra os 70 anos do autor, um dos mais importantes pensadores sobre a comunicação no país.

O lançamento será no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 19 horas, numa realização conjunta da Escola do Legislativo e do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás). Ele faz parte da programação “Pensando em Minas” e terá debate gravado pela TV Assembleia, com participação aberta ao público.

O livro contém vinte ensaios organizados em torno de dois autores – Paulo Freire e Stuart Hall – e três temas – políticas públicas de comunicação, mídia e política e liberdade de expressão. O título é uma referência ao sermão da Visitação de Nossa Senhora do padre Antonio Vieira, de 1640, que diz: “O pior acidente que teve o Brasil em sua enfermidade foi o tolher-se-lhe a fala…” Para Venício Lima, a cultura do silêncio é um conceito de Paulo Freire, que “caracteriza a sociedade a que se nega a comunicação e o diálogo e, em seu lugar, se lhe oferecem ‘comunicados’, vale dizer, é o ambiente do tolhimento da voz e da ausência de comunicação, da incomunicabilidade”.

O autor

Venício Lima tem mestrado e doutorado na University of Illinois e pós-doutorado pela University of Illinois e pela University of Miami-Ohio. Foi professor titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília. Foi professor visitante nas universidades de Illinois e Miami-Ohio, nos Estados Unidos e na La Habana, Cuba. Coordenou a pós-graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e foi pesquisador visitante da UFMG. Atualmente, é colaborador do Observatório da Imprensa, do portal Carta Maior, da revista Teoria e Debate e pesquisador do Centro de Estudos Republicanos da UFMG.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)”, de Venício Artur de Lima

Data: 8/10/15, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here