Torcida organizada Resistência Azul Popular convida para coletiva

0
68

A torcida organizada RAP – Resistência Azul Popular convida para uma Coletiva de Imprensa nesta sexta-feira, dia 7/8, às 9h, na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral, 400, Centro). Na ocasião serão apresentadas as reivindicações de CPI do Minas Arena e volta dos Barraqueiros do Mineirão.

A RAP, juntamente com outras torcidas e torcedores independentes, realizou uma intensa pesquisa e diversos debates sobre o contrato do Minas Arena e a atual situação dos estádio, que cada vez mais é direcionado a apenas  uma classe social.

Além das mudanças impostas ao modo de torcer, no qual bandeiras, faixas e instrumentos são proibidos, o fim da geral e o aumento abusivo dos preços em todos os setores do Estádio, a Minas Arena ainda nos impõe uma conta cara.

O contrato de Parceria Público Privada garante renda mínima de 3,7 milhões ao mês para o consorcio. Quando este lucro não é alcançado o estado é obrigado a completar a diferença. Somente no ano de 2013 foram mais de 47 milhões repassados pelo estado para o Minas Arena. No entanto, no ano de fechamento do Mineirão a Ademg registrava lucro de 800 mil reais. Por que esta garantia de lucro tão superior?

Desde 2010, quando o Mineirão foi fechado para a reforma, os barraqueiros que trabalhavam no entorno estão com as suas atividades suspensas. São 96 famílias, muitas delas com mais de 30 anos de trabalho, que estão até hoje sem o seu direito garantido.

Após as manifestações de julho de 2013, o governo do estado reconheceu os Barraqueiros do Mineirão como Patrimônio Imaterial do Estado, mas a Prefeitura de Belo Horizonte se nega a garantir-lhes o direito ao trabalho. Diversas tentativas de diálogo foram realizadas, inúmeras audiências públicas e reuniões, e insistentemente a Prefeitura cria novos argumentos para impedir a volta dos barraqueiros.

Por nossos direitos, por um estádio que receba todos, pelo direito ao trabalho e pela tradição da nossa cultura popular, gritamos: CPI do Minas Arena! Volta Barraqueiros!

Coletiva de Imprensa
Data: sexta-feira, 7/8

Horário: 9h

Local: Casa do Jornalista (Av. Alvares Cabral, 400, Centro).

Manifestação no entorno do Mineirão
Data: domingo, 9/8

Horário: às 13h30

Local: no entorno do Mineirão (concentração na Av. Alfredo Camarati).

https://www.facebook.com/pages/Resist%C3%AAncia-Azul-Popular/1542001606046280?fref=nf

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here