Exposição mostra o estilo de pessoas que trocaram carros por bicicletas na região central de BH

0
59

Um olhar diferente sobre as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte em Belo Horizonte. Esta é a proposta da exposição BH Cycle Chic, trabalho do jornalista e fotógrafo Gil Sotero, que abre nesta terça, 18/8 e vai até o dia 22, integrando o Slow Week, evento da 1ª Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade no Centro de Referência de Moda (Rua Bahia, 1149, Centro).

O Projeto BH Cycle Chic é inspirado no trabalho de outro fotografo e também ciclista, Mikael Colville-Andersen, que em 2006 criou o blog Copenhagen Cycle Chic. O objetivo era o registro do estilo dos ciclistas no cotidiano da cidade. O projeto repercutiu e hoje já há várias “franquias” pelo mundo afora.

Em BH o projeto nasceu em 2013. As bicicletas estão voltando ao cenário urbano devido a decadência e perda da qualidade de vida por causa do excesso de carros porém, no imaginário popular ainda é reproduzido a ideia da bicicleta associada a esporte ou lazer.

“Na verdade ela nunca deixou de ser utilizada como meio de transporte, mas a sua representação na mídia só a contextualizava em eventos esportivos ou de lazer”, declara Sotero. “O BH Cycle Chic é um registro de muitas pessoas que já utilizam a magrela para ir a escola, trabalho, padaria etc. Sem perder seu estilo e tão pouco adotar um visual de ciclista esportivo. A bicicleta tem sido resgatada como a forma elegante e descolada de pessoas recuperarem sua autonomia e melhorar a qualidade de vida na cidade. Comecei a fotografar as pessoas que encontrava pedalando pelo centro, hoje também realizo entrevistas curtas com essas pessoas. A exposição é um pouco desse registro e espero que incentive mais pessoas a usarem a bicicleta em BH.”

BH Cycle Chic – Exposição – é o primeira exposição de Gil Sotero, 36, que uniu várias paixões; a bicicleta, o jornalismo, a moda de rua e a fotografia. “É minha primeira exposição e espero que todos passem a prestar mais atenção nos ciclistas dentro da cidade. Independente da estética uma pessoa em uma bicicleta exprime uma beleza encantadora, como já escreveu George Wells – Sempre que vejo um adulto em uma bicicleta volto a confiar no futuro da raça humana”, disse.

Além do BH Cycle Chic o fotógrafo também mostra um pouco do trabalho da Agência de Bicicleta Modelos “Biciecléticas” – Magrelas estilosas usadas em produções fotográficas.

Sobre o autor:

Gil Sotero é baiano de Salvador e mora em BH há 13 anos. Estudou jornalismo na PUC Minas e trabalhou por 7 anos como produtor do Planeta Minas, programa de reportagens especiais da Rede Minas. Usa a bicicleta como meio de transporte na região central de em BH e mantêm vários blogs, entre eles o www.bhcyclechic.worpress.com que destaca quem são as pessoas que pedalam e também um pouco do cenário ciclístico cultural da cidade

Serviço:

BH Cycle Chic – Exposição de 18 a 22 de Agosto
Centro de Referência de Moda – Rua Bahia, 1149 – Centro.
Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª das 9h às 21h, sáb. e dom. das 10h às 14h.
Informações Adicionais: 31 3277-9248 e 9182-4349

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here