Novas ameaças a jornalistas são registradas em São Paulo, Minas Gerais e Ceará

0
45

Nesta semana novos atentados à liberdade de imprensa foram registrados no Brasil. Em Santana do Parnaíba (SP), no dia 8, uma equipe da Rede Record foi ameaçada em um restaurante. Nos dias 9 e 10, em Barão de Cocais (MG), o jornalista Guilherme Assis foi ameaçado de morte. No dia seguinte, em Frutal (MG), a repórter Paola Silveira foi impedida de trabalhar pelo chefe do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros. Também no dia 11, em Sobral (CE), o repórter fotográfico Wellington Macedo de Souza recebeu ameaças por telefone após um policial publicar informações sobre o profissional no Facebook.

No dia 8, os jornalistas, Leandro Stoliar (repórter), Rogério Gomes (cinegrafista) e André Carvalho (assistente) foram ameaçados em um restaurante de Santana do Parnaíba (na região da Grande São Paulo), quando gravavam reportagem sobre a existência de um frigorífico clandestino existente na cidade. O estabelecimento comercial seria um dos que receptavam a carne “clandestina”.

Quando faziam a gravação para uma série especial da TV Record, foram hostilizados e ameaçados por dois agressores identificados posteriormente, pela própria produção da TV Record, como Djalma e Gélio Olinto, que supostamente teriam ligações com a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba. Ambos possuem passagens pela polícia. Os agressores simularam estar armados, diziam que o que os jornalistas estavam gravando era “uma porcaria” e que iriam quebrar o equipamento, fato que não se consumou porque o dono do estabelecimento solicitou que não houvesse agressões contra os trabalhadores. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo repudiou as ameaças.

Jornalista volta a ser ameaçado em Barão de Cocais e promotor pede proteção

O jornalista Guilherme Assis, diretor-geral do Diário de Barão, ameaçado pela primeira vez no dia 9, voltou a ser ameaçado de morte na manhã de quarta-feira (10/6). A PM lavrou Boletim de Ocorrência; o promotor Cláudio Fonseca de Almeida solicitou às polícias civil e militar que garantam a segurança do jornalista.

Guilherme Assis está sendo ameaçado por publicar matéria sobre crime ambiental denunciado pela comunidade e flagrado pelas autoridades. A reportagem pode ser lida na página do jornal no Facebook:https://www.facebook.com/diariodebarao?fref=nf. De posse de licença ambiental para cortar capim, o autor das ameaças teria feito grande corte de árvores de Mata Atlântica para abrir um loteamento. Segundo Guilherme, o autor das ameaças é membro de família tradicional na cidade e tem histórico de agressões. Além dos telefonemas, ele vem tentando intimidar o jornalista passando de carro na porta da sua casa e encarando-o.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais solidarizou-se com o jornalista e pediu empenho das autoridades para impedir que um novo crime contra jornalista se efetive.

Policial expõe repórter fotográfico de Sobral no Facebook

Após a publicação de uma matéria com foto repórter fotográfico Wellington Macedo de Souza na página policial do Diário do Nordeste na quinta-feira (11/6), um policial chamado Shyrlei, lotado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral (CE), fez três postagens na página do facebook que administra, identificando o autor foto.

“Na publicação, para vista de todos, o agente do estado coloca em risco de vida, a mim e toda a minha família, inclusive citando o modelo e cor do meu veículo. Uma atitude irresponsável, proposital e completamente maliciosa, com o intuito exclusivo de intimidar o meu trabalho e de colocar os traficantes contra a minha vida”, considerou Macedo, que após as postagens passou a receber ligações telefônicas com ameaças.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará cobrou medidas da Policia Civil do Ceará, inclusive junto à Corregedoria do órgão, pois esta não foi a primeira vez que o agente citado causa constrangimento público ao repórter fotográfico, que já considera a possibilidade de trocar de carro assim que possível, mudar de endereço e ser vigilante nos seus passos para assegurar sua integridade física e a de seus familiares.

(Publicado no portal da Fenaj.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here