Jornalista volta a ser ameaçado em Barão de Cocais e promotor pede proteção

0
58

O jornalista Guilherme Assis, diretor-geral do Diário de Barão, voltou a ser ameaçado de morte na manhã desta quarta-feira 10/6/15. Segundo relatou ao Sindicato, o autor das ameaças, feitas pela primeira vez na noite de ontem, voltou a ligar nesta manhã, antes das 8h. A PM lavrou Boletim de Ocorrência; o promotor Cláudio Fonseca de Almeida solicitou às polícias civil e militar que garantam a segurança do jornalista.

“Pode verificar no sistema, não tenho o crime de ameaça em meu prontuário, eu já cometi o crime de lesão corporal e tentativa de homicídio”, teria dito ao jornalista o autor da ameaça, segundo o B.O. Há dois anos na cidade, Guilherme disse que não fez nada além do seu trabalho profissional. “Nunca tinha recebido ameaças desse tipo”, contou.

Guilherme Assis está sendo ameaçado por publicar matéria sobre crime ambiental denunciado pela comunidade e flagrado pelas autoridades. A reportagem pode ser lida na página do jornal no Facebook: https://www.facebook.com/diariodebarao?fref=nf. De posse de licença ambiental para cortar capim, o autor das ameaças teria feito grande corte de árvores de Mata Atlântica para abrir um loteamento.

Segundo Guilherme, o autor das ameaças é membro de família tradicional na cidade e tem histórico de agressões. Além dos telefonemas, ele vem tentando intimidar o jornalista passando de carro na porta da sua casa e encarando-o.

Levantamento da ONG Artigo 19 aponta que crimes contra jornalistas são praticados, em geral, por poderosos locais e por isso ficam impunes. O Sindicato apoia projeto projeto de lei que torna federais as investigações de crimes contra jornalistas.

O Sindicato manifesta sua solidariedade e seu apoio a Guilherme Assis e reitera seu pedido de empenho das autoridades para impedir que um novo crime contra jornalista se efetive. O livre exercício do jornalismo é um direito da sociedade que precisa ser informada.

Basta de violência contra jornalistas!

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here