Jornalistas do Rio obtêm vitória importante: inclusão da categoria no piso regional

2
113

Os jornalistas do Rio de Janeiro agora têm um piso salarial fixado em lei. A Assembleia Legislativa do Rio derrubou na quarta-feira 6/5/15 o veto do governador Luiz Fernando Pezão que excluía a categoria profissional da última faixa de remunerações da lei do piso regional, de R$ 2.432,72. A nova lei deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.

A inclusão dos jornalistas na última faixa do piso regional foi aprovada pela Assembleia Legislativa em março, mas vetada posteriormente pelo governador Pezão. A decisão foi influenciada por donos de órgãos de mídia do interior do Estado, que alegaram a possibilidade de uma ‘onda de demissões’ de jornalistas. Na votação desta quarta-feira, até mesmo a bancada do partido do governador, o PMDB, recomendou votação pela derrubada do veto. Dos 50 deputados presentes na sessão, somente três votaram contra.

O Sindicato considera que a mobilização da categoria, nos atos e nas redes sociais, foi essencial para a conquista desse direito para os jornalistas. A categoria agora precisa ficar atenta para o cumprimento estrito da lei em todo Estado. Os jornalistas do Rio de Janeiro estavam há mais de 20 anos sem o amparo de um piso regional. A inclusão no piso regional deve favorecer, inclusive, as negociações deste benefício na campanha salarial.

(Publicado pelo saite do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.)

 

2 COMMENTS

  1. Boa noite! Parabéns pela vitória, más me encontro decepcionado com o sjpmg , pois tenho MTB de jornalista na função de repórter cinematográfico pois solicitei a filiação e emissão da identidade de jornalista e a entidade reteve meus documentos por 6 meses e não deu nenhuma posição quanto a efetivação dos meus pedidos, a ponto que solicitei a devolução de minha documentação, o que fizeram sem dar satisfação alguma, mesmo eu comunicando que buscaria meus direitos junto a justiça.o que farei! # decepcionado.

  2. Boa noite, quero aqui me retratar com o SJPMG , e agradecer, pois foi concluída minha filiação e emissão da carteira da fenaj. Abraço

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here