Jornalistas do Rio obtêm vitória importante: inclusão da categoria no piso regional

Os jornalistas do Rio de Janeiro agora têm um piso salarial fixado em lei. A Assembleia Legislativa do Rio derrubou na quarta-feira 6/5/15 o veto do governador Luiz Fernando Pezão que excluía a categoria profissional da última faixa de remunerações da lei do piso regional, de R$ 2.432,72. A nova lei deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.

A inclusão dos jornalistas na última faixa do piso regional foi aprovada pela Assembleia Legislativa em março, mas vetada posteriormente pelo governador Pezão. A decisão foi influenciada por donos de órgãos de mídia do interior do Estado, que alegaram a possibilidade de uma ‘onda de demissões’ de jornalistas. Na votação desta quarta-feira, até mesmo a bancada do partido do governador, o PMDB, recomendou votação pela derrubada do veto. Dos 50 deputados presentes na sessão, somente três votaram contra.

O Sindicato considera que a mobilização da categoria, nos atos e nas redes sociais, foi essencial para a conquista desse direito para os jornalistas. A categoria agora precisa ficar atenta para o cumprimento estrito da lei em todo Estado. Os jornalistas do Rio de Janeiro estavam há mais de 20 anos sem o amparo de um piso regional. A inclusão no piso regional deve favorecer, inclusive, as negociações deste benefício na campanha salarial.

(Publicado pelo saite do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.)

 

Veja também

Fenaj assume coordenação do FNDC para o biênio 2020/2022

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade com quase 29 anos de história ...

2 comentários

  1. Aloísio ferreira santos

    Boa noite! Parabéns pela vitória, más me encontro decepcionado com o sjpmg , pois tenho MTB de jornalista na função de repórter cinematográfico pois solicitei a filiação e emissão da identidade de jornalista e a entidade reteve meus documentos por 6 meses e não deu nenhuma posição quanto a efetivação dos meus pedidos, a ponto que solicitei a devolução de minha documentação, o que fizeram sem dar satisfação alguma, mesmo eu comunicando que buscaria meus direitos junto a justiça.o que farei! # decepcionado.

  2. Aloísio Ferreira Santos

    Boa noite, quero aqui me retratar com o SJPMG , e agradecer, pois foi concluída minha filiação e emissão da carteira da fenaj. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *