Eleição da Comissão de Ética será no dia 30/6

1
120

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais informa seus associados, demais profissionais e a sociedade em geral que a eleição dos integrantes da sua Comissão de Ética foi adiada para o dia 30 de junho. A decisão foi tomada porque as inscrições não atingiram o número de vagas. O novo prazo de inscrições termina no dia 31 de maio.

O Sindicato pretende envolver a categoria no debate do tema, condição que vem sendo prejudicada pelo acúmulo de atividades, como a Campanha Salarial, a luta pela votação da PEC do Diploma e o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, entre outros.

O Sindicato reafirma a importância da Comissão de Ética e convoca desde já a categoria para a eleição. Novas informações e atividades serão comunicadas nas próximas semanas. O novo edital, transcrito abaixo, foi publicado no sábado 4/4/15 no jornal Hoje em Dia.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES / COMISSÃO DE ÉTICA

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), pela sua Presidência, por meio do presente Edital de convocação, faz saber a todos interessados que no dia 30 de junho de 2015 serão realizadas eleições para a escolha dos novos membros da Comissão de Ética do Sindicato Profissional, conforme previsão contida no Art. 32 do Estatuto Social. Os membros eleitos terão mandato no período compreendido de 1º de julho de 2015 a 12 de junho de 2017. Fica aberto, a partir da data desta publicação, o prazo para registro de candidatos interessados em participar do pleito eleitoral. As inscrições podem ser efetivadas até 31 de maio de 2015. Para tanto, basta o candidato se dirigir à Secretaria do SJPMG munido de documentos que comprovem as condições previstas neste Edital e fazer o pedido por escrito, em documento próprio, expressando a sua intenção de participar da Comissão de Ética. O pedido de inscrição será realizado em duas vias, acompanhado dos seguintes documentos: ficha de qualificação, xerox da Carteira de Identidade da Fenaj e comprovante de quitação das obrigações sindicais. Somente poderá se inscrever jornalista formado em curso superior com habilitação em Jornalismo ou que porte a condição prevista no parágrafo único do Art. 4º do Decreto n. 83.284/79 e que esteja no exercício da profissão há pelo menos cinco anos, devendo ainda ser sindicalizado no Sindicato profissional há pelo menos um ano, a partir da data da publicação deste Edital. O candidato deverá ainda comprovar que está em dia com suas contribuições sindicais e não poderá ter sofrido qualquer punição da Comissão de Ética durante sua vida profissional. A Secretaria do SJPMG receberá inscrições no horário de 9h (nove horas) às 18h (dezoito horas), nos dias úteis. Um funcionário permanecerá no local para prestar esclarecimentos sobre o processo eleitoral, atender os interessados, receber a documentação e fornecer o respectivo recibo da inscrição. As eleições serão realizadas e processadas por votação manual, na sede da entidade sindical. Será assegurado o direito de votar as todos os jornalistas que apresentem documento que comprove o registro na Fenaj ou cópia da CTPS contendo anotações do respectivo registro profissional, independentemente de ser ou não filiado ao SJPMG. A votação começará às 9h (nove horas) do dia 30 de junho de 2015, com término previsto para as 18h (dezoito horas). Na cédula de votação deverão constar nomes dos candidatos às três vagas de membro da Comissão de Ética e nomes de entidades da sociedade civil indicadas pela Diretoria do SJPMG para a Comissão de Ética, conforme § 3º do Art. 32 do Estatuto do SJPMG. O SJPMG constituirá uma Comissão Eleitoral composta de 3 (três) membros para conduzir o processo eleitoral e providenciará material de divulgação com nomes e currículos de todos os candidatos para ampla distribuição à categoria. Belo Horizonte, 4 abril de 2015. Kerison Arnóbio Lopes Santos – Presidente do SJPMG.

1 COMMENT

  1. […] A Comissão de Ética e Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) vai ser reinstalada em 30 de junho de 2015, compromisso de campanha da atual diretoria, reforçando o papel dos sindicatos dos jornalistas na disseminação do nosso ethos profissional, a partir da institucionalização, perante a categoria e a sociedade, dos valores específicos da ética jornalística, organizados no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf). As inscrições vão até 31 de maio (http://www.sjpmg.org.br/2015/04/eleicao-da-comissao-de-etica-sera-no-dia-306/). […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here